Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental I
O objetivo é oferecer apoio aos professores na criação de formas de aprendizagem baseadas em metodologias eficazes.
O Ruído
Qualquer interferência que distorce ou dificulta a recepção da mensagem pode ser física (como barulho externo), psicológica (preconceitos, distrações) ou semântica (problemas de interpretação do código). Não se trata de ensinar a "fala correta", mas sim as falas adequadas aos diferentes contextos de uso da linguagem. São práticas que partem do uso real e acessível aos alunos, com o intuito de oferecer-lhes oportunidades de conquistar um uso desejável e eficaz.
A razão das propostas de leitura e escuta é promover a compreensão ativa, em vez da simples decodificação e silêncio. De forma similar, o objetivo das práticas de fala e escrita é a expressão e a comunicação por meio dos textos, e não a avaliação da correção formal do produto.
As situações didáticas visam levar os alunos a refletirem sobre a linguagem para que possam compreendê-la e utilizá-la adequadamente.
A linguagem é uma forma de ação interindividual orientada por uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos da sua história.
Para que essa mediação aconteça, o professor deverá planejar, implementar e dirigir as atividades didáticas, com o objetivo de desencadear, apoiar e orientar o esforço de ação e reflexão do aluno.
Compreender um conceito, apresentar uma informação nova, descrever um problema, comparar diferentes pontos de vista, argumentar a favor ou contra uma determinada hipótese ou teoria.
O problema do preconceito disseminado na sociedade em relação às falas dialetais deve ser enfrentado, na escola, como parte do objetivo educacional mais amplo de educação para o respeito à diferença. Para isso, e também para poder ensinar Língua Portuguesa, a escola precisa livrar-se de alguns mitos:
O mito de que existe uma única forma “certa” de falar — a que se parece com a escrita.
O mito de que a escrita é o espelho da fala, e que, sendo assim, seria preciso “consertar” a fala do aluno para evitar que ele escreva errado.
Essas duas crenças produziram uma prática de mutilação cultural que, além de desvalorizar a forma de falar do aluno, trata sua comunidade como se fosse formada por incapazes, denotando desconhecimento de que a escrita de uma língua não corresponde inteiramente a nenhum de seus dialetos, por mais prestígio que um deles tenha em um dado momento histórico.
A questão não é de correção da forma, mas de sua adequação às circunstâncias de uso, ou seja, de utilização eficaz da linguagem: falar bem é falar adequadamente, é produzir o efeito pretendido.
Exemplos por Ano:
1º Ano, (Alfabetização)
Objetivo principal: Iniciar a alfabetização, com foco no reconhecimento das letras, sons e na construção de palavras.
Conteúdos principais:
Identificação das letras do alfabeto (vogais e consoantes).
Relação entre sons e letras (consciência fonológica).
Formação de palavras simples e sílabas.
Leitura de palavras simples e frases curtas.
Escrita de palavras e frases simples.
2º Ano, Objetivo principal: Consolidar o processo de alfabetização, ampliando o vocabulário e a leitura de textos mais longos.
Conteúdos principais:
Leitura fluente de textos simples (como pequenas histórias). Escrita de frases mais completas e pequenas narrativas.
Reconhecimento de diferentes tipos de textos (bilhetes, contos, poemas).
Compreensão de ideias centrais em textos simples.
Início da ortografia correta e uso de pontuação básica.
3º Ano,
Objetivo principal: Ampliar a compreensão de leitura e a produção escrita, com foco em textos narrativos e descritivos.
Conteúdos principais:
Leitura de textos mais longos e variados (fábulas, contos, pequenas reportagens).
Produção de textos narrativos simples (começo, meio e fim).
Ampliação do vocabulário e uso de palavras mais complexas.
Regras ortográficas mais avançadas (como o uso do "s", "z", "ss").
Uso adequado de pontuação (ponto final, vírgula, ponto de interrogação).
4º Ano,
Objetivo principal: Desenvolver a compreensão de leitura crítica e a produção de textos mais estruturados.
Conteúdos principais:
Leitura de textos com diferentes gêneros (narrativo, descritivo, informativo).
Interpretação de textos com maior grau de complexidade.
Produção de textos informativos e descritivos.
Regras gramaticais mais avançadas (plural, verbos, concordância nominal e verbal).
Análise de estruturas textuais (parágrafos, sequência lógica de ideias).
5 ano, Objetivo: Desenvolver a leitura crítica e a produção de textos mais complexos.
Desenvolver habilidades de leitura, produção textual e compreensão de normas gramaticais.
Comentários
Postar um comentário