O Impacto da IA na Sociedade
Introdução: Este texto oferece uma visão resumida sobre como podemos utilizar a tecnologia de maneiras mais eficientes e inovadoras no nosso cotidiano.
Desde os primórdios, a humanidade criou ferramentas como o martelo, a vassoura e, mais tarde, o computador. No entanto, foram indivíduos que refletiram sobre essas criações e seus impactos. No século 20, vivíamos em busca de melhorias, sem nos preocuparmos tanto com nós mesmos ou com o que se passava ao nosso redor, socialmente.
Com o passar do tempo, a tecnologia e as informações evoluíram, mas o que, de fato, são essas informações? A população recebe, ouve e aceita, sem questionar ou refletir criticamente sobre os meios de comunicação. Esse fenômeno reflete o novo ser humano informacional.
Será que realmente compreendemos o que lemos? Ou mesmo como deveríamos ler? Esse processo se tornou complexo e, ao não nos questionarmos, acabamos sendo sugados pela dominação inconsciente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Hoje, tocar a terra é algo incomum para as crianças; para os adolescentes, a preocupação é com a aparência; e, para os adultos, a prioridade é garantir a renda para a faculdade dos filhos. Esse ciclo de vida compartilhado com a sociedade parece correto, ou pelo menos pensávamos assim.
As épocas moldam modos de ser e viver, e as sociedades têm suas próprias culturas. Porém, as desigualdades e a indiferença estão crescendo, alimentadas pela perda da capacidade de pensar e refletir sobre nós mesmos e os outros.
Os sentimentos e as emoções nos alertam: precisamos pensar com sabedoria sobre como utilizamos essas ferramentas tecnológicas. Esse é o chamado do caminho informacional para cada ser humano, que deve ser trilhado de maneira consciente.
É importante ler, verificar as fontes, usar a IA com sabedoria também. Somos tão responsáveis quanto os criadores da inteligência artificial.
ResponderExcluirVisões Interessantes...
Excluir